Conheça a História de Patricia Pacheco Nassar, Pintora Profissional de Santo Inácio (PR)
- Rita Aranha

- 14 de nov. de 2025
- 3 min de leitura
Colorindo o Próprio Destino: Conheça a História de Patricia Pacheco Nassar, Pintora Profissional e Líder da ABRAPP – Associação Brasileira dos Pintores Profissionais, moradora de Santo Inácio (PR)
Patricia Pacheco Nassar Pintora Profissional de Santo Inácio PR: De mãos firmes e coração resiliente, Patricia Pacheco Nassar descobriu, entre tintas e pincéis, o poder de recomeçar. Hoje, ao lado do marido Edson Quintino da Silva, ela dá vida a paredes, inspira outras mulheres e representa o espírito de união e superação do movimento MBPM ABRAPP.

Natural de São João do Ivaí (PR) e moradora de Santo Inácio, Patricia nasceu em 27 de outubro. Sua infância foi marcada por desafios: aos seis anos, passou a viver com os avós, enquanto os pais enfrentavam dificuldades. “Nossa infância foi privada de muitas coisas, mas tudo acontece por um propósito divino”, relembra com gratidão.
Antes de se tornar pintora, Patricia trabalhou em diversas áreas — foram cinco anos em um laticínio, nove meses em um frigorífico de frango e dois anos em uma usina de álcool. Em julho de 2020, durante a pandemia, foi dispensada junto com mais de 150 funcionários. Foi então que a vida começou a mudar. Seu marido, Edson, já atuava na pintura e a convidou para ajudá-lo nos serviços. No início, Patricia cuidava apenas da limpeza e chegou a acreditar que aquele não era o seu lugar. Mas a insistência e o incentivo do marido mudaram tudo.
" Eu dizia que a pintura não era pra mim, mas Edson acreditava no meu potencial.
Ele me ensinou tudo - da massa corrida ao acabamento final."
Nasce uma Parceria de Sucesso: K-Zal Edson e Paty

Com o tempo, Patricia foi aprendendo as técnicas e desenvolvendo um olhar artístico para o trabalho. Quando a equipe do marido foi reduzida, veio o convite definitivo: “Amor, você vai mesmo trabalhar comigo?”. A resposta foi um sim que marcaria o início da parceria K-Zal Edson e Paty. A pintora conta que, no começo, acreditava que a profissão era predominantemente masculina. Mas, ao se envolver com o setor, descobriu um universo repleto de mulheres talentosas e casais inspiradores.
Um desses encontros foi com o Casal Barone, de Regiane e seu esposo, que se tornaram grandes referências. “A Regiane foi essencial. Sempre digo que eles foram nossa inspiração no começo”, recorda Patricia com carinho.
O contato com o MBPM ABRAPP aconteceu através do marido, integrante do grupo Papo de Pintor, criado por Ivan Búrigo. Foi por meio dele que Patricia conheceu o Clube das Pintoras e o Grupo Casal na Pintura, mergulhando em um ambiente de aprendizado, valorização e companheirismo.

A dedicação logo trouxe frutos:
Em setembro de 2022, Patricia foi eleita Pintora Destaque;
No mesmo período, ela e Edson foram reconhecidos como Casal Destaque;
E em outubro de 2022, veio o prêmio mais marcante: Pintor Profissional do Mês (PPM).
O reconhecimento abriu novas portas. Patricia se tornou ADM do Clube das Pintoras e, mais tarde, líder das pintoras do Paraná. Atualmente, atua como Subcoordenadora dos Grupos Femininos do Sul, ao lado de Regiane Barone, promovendo treinamentos, visitas a fábricas e projetos de valorização profissional.
"Trabalhar pela valorização das pintoras é um orgulho imenso. Por que juntas somos mais fortes. "
Um Recado às Novas Gerações da Pintura
Com a experiência adquirida e o amor pela profissão, Patricia compartilha um conselho especial a quem está começando:
“Cada pincelada é um recomeço, um aprendizado e uma descoberta. No início pode parecer difícil, mas com o tempo as cores ganham vida nas suas mãos e a arte se torna parte de você. Ser pintor é transformar o simples em belo e deixar a marca do seu talento em cada parede. Acredite no seu dom, siga com coragem e nunca pare de colorir o mundo à sua volta.”
Hoje, Patricia segue firme no propósito de fortalecer o trabalho das pintoras e pintores do Brasil, levando mais cor, valorização e oportunidades para quem transforma o mundo com arte, dedicação e amor pelo ofício.
Juntos somos mais fortes.
_________________________________________________________________________
REPÓRTER ABRAPP

Rita Aranha é pintora profissional há 24 anos e moradora do Rio de Janeiro, uma carioca da gema apaixonada por sua cidade. Formada em Design Gráfico, atuou na área durante seu período como cabo na Marinha, sempre demonstrando forte afinidade com o universo do desenho e da criação.
Com formação também em desenho arquitetônico, letrista e cenografia, Rita fundou a empresa Batom na Obra, envolvendo sua família no projeto como forma de dar conta da crescente demanda e valorizar a principal fonte de renda da casa.
Após o divórcio, redirecionou a missão da empresa: passou a focar na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades de reinserção no mercado de trabalho e contribuindo para o resgate da dignidade feminina por meio do ofício e da arte.
Reportagem: @Batomnaobra
Editorial: @Royalles_Paint
Revisão Final: @Douglas_de_Assis




















Conheci a Patrícia no Congresso em São Paulo.
Ela é uma fonte de inspiração para as demais mulheres do Brasil 👏👏👏 parabéns @patricia nassar
Esse casal e maravilhoso ameiii sua história.
Casal abençoado Deus abençoe irmãos queridos
Casal abençoado que admiro muito desejo muito sucesso
Parabéns pela matéria maravilhosa
Casal sensacional, uma mulher incrível❣️❣️